Será que dessa vez PES vence a concorrência?
Não há como contestar que a competição é uma das coisas que mais motiva a indústria dos games! Um dos melhores exemplos são os games de futebol. Por um longo período de tempo a franquia Pro Evolution Soccer (antigamente conhecida como Winning Eleven) foi superior, em todos os sentidos, quando comparada a FIFA, da EA. Porém, nos últimos anos ficou mai do que evidente que os jogos da franquia da EA estiveram sempre à frente da série PES, tanto em vendas como em crítica. Assim, enquanto Pro Evolution Soccer 2010 não é um jogo ruim, ele infelizmente não consegue retomar o trono que FIFA conquistou.
A mais interessante melhoria em Pro Evolution Soccer 2010 foi o aspecto gráfico. Os jogadores estão realmente fantásticos! Eles realmente parecem com suas contrapartes na vida real, muito mais que qualquer outro game! O framerate é fluido e os detalhes em campo estão muito bonitos de se ver, em um alto nível de impressionar! A animação também é solida, mas você não verá o mesmo tipo de movimentação que você vê em FIFA, e esse é o primeiro problema de PES. Os jogadores também aparentam estar um pouco mais robóticos que no último game da série, como se eles desenhassem linhas retas para pode se movimentar, muito mais do que eles deveriam. As interações físicas entre os jogadores estão boas e cobrem o básico necessário para imitara realidade.
Quando o assunto é a jogabilidade, há algumas mudanças, mas não há muitas novidades, o que provavelmente é o maior problema de Pro Evolution Soccer 2010. A Konami disse que adicionou um sistema de dribles em 360 graus, mas ainda sim não chega aos pés do que acontece em FIFA. Os jogadores ainda são pegos facilmente em disputas e a IA aparenta não saber como entrar na frente de passes ou não tem a urgência de correr atrás de uma bola solta! Várias vezes você ficará muito irritado quando seu jogador parte em velocidade em linha reta, quando você gostaria de entrar na frente de um jogador adversário para pegar a bola. Realmente não dá para dizer que a jogabilidade de Pro Evolution Soccer 2010 é melhor que a da concorrência! Não sei se é pela falta de desenvolvimento de novos recursos, mas o jogo precisa de investimentos em pesquisa, para criar novidades que resolvam esses problemas e tornem o jogo mais fluido, natural e parecido com uma partida de futebol!
Assim, por mais que a experiência em campo tenha uma aparência antiga, (com a exceção dos gráficos visuais de jogadores, que realmente estão incríveis) a lista de modos se destaca pelo modo UEFA Champions League, que está integrado ao jogo e é ajuda a formar um ótimo modo carreira. A UEFA Champions League agora conta com alguns elementos bem interessantes, como cenas cinemáticas antes dos jogos mais importantes. Você também perceberá que a Europa League também estará presente em Pro Evolution Soccer.
O modo “Become A Legend” é bem padrão e semelhante ao que acontece em outros games esportivos. Você irá criar um jogador e terá que desenvolvê-lo do zero, colocando ele para praticar até que ele consiga um contrato com um time. Dependendo de sua performance, você eventualmente conseguirá chegar a times mais interessantes e quem sabe até ao maior objetivo de um jogador profissional, a seleção de seu país. Pena que esse modo é bem misterioso e mais uma vez falta apresentação para PES, uma vez que você não sabe de que forma essa progressão é realizada.
A jogabilidade de “Become A Legend” não é tão legal quanto o que aparenta no início. Depois que você conquista a habilidade de “pedir a bola”, seus companheiros até irão atender a esse pedido ocasionalmente, mas você nunca mais ganhará nenhum outro tipo de habilidade além dessa. Seria interessante ter uma opção ou habilidade para pedir um cruzamento ou uma bola adiantada, o que infelizmente nunca acontece.
Os demais modos do jogo são bem tradicionais. Há uma Master League, League Cup e o modo on-line, juntamente com as partidas de exibição. A Master League recebeu algumas melhorias e deixa a experiência mais interessante. Nela, você encontrará uma espécie de salão da Master League, onde você poderá acessar diferentes opções como troca de jogadores, além do controle de suas finanças e patrocínios. É divertido administrar um clube nesse modo e o jogo adiciona um pouco de profundidade já que você tem que jogar nos meses de jogo para conseguir levar seu time mais longe.
O League Cup é exatamente o de sempre, onde você joga em uma lista de diferentes torneios, fazendo desse modo uma alternativa para a Master League. A jogabilidade on-line teve uma pequena melhoria, mas não consegue chegar aos pés das demais opções disponíveis no mercado. O lag é consideravelmente menor que do último jogo da série PES, mas ainda é perceptível.
Fora isso, você conta com os impressionantes visuais e a boa quantidade de elementos sonoros do jogo. As tomadas dos estádios e dos times antes das partidas são bem niveladas aos comentários da partida, acrescentando certo drama a cada jogo. Os sons da multidão são bem produzidos e a trilha sonora do jogo é bem legal e anima os menus do jogo. Todos esses detalhes e falhas não fazem de Pro Evolution Soccer 2010 um jogo ruim. Não é isso, ele não é! O problema é que a Konami desaponta fãs da série e do esporte com apenas melhorias visuais! E a jogabilidade? Pode até ser divertida, mas infelizmente não acompanha o ritmo de FIFA 10. Se você é um fã da série PES, você vai até gostar, mas se é um fã de games esportivos, esse não consegue ser o melhor do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário